Belbetão

Belbetão

Marca Líder

A BELBETÃO é a marca líder em Portugal no polimento de betão. Desde a consultoria, sobre a antecipação do seu projeto, até a execução da obra.
Depois da primeira sessão de formação com Jim Cuviello nos EUA em 2008, o potencial desta tecnologia era evidente. Ainda tentámos dar os primeiros passos como distribuidores da HTC e CONVERGENT, mas rapidamente notámos que a industria precisava dum líder ativo. Com a fábrica da SILVEX em Benavente, começámos a polir em 2010 … e em 2011 fizemos realmente barulho, com o polimento do IKEA Alfragide. O resto é trabalho que não para … visível na nossa galeria. Hoje representamos o líder mundial de químicos para pavimentos em betão (Curecrete/Ashford) e o líder mundial de máquinas para polimento de betão (Superabrasive/Lavina) … mas em primeiro lugar, divulgamos informação e treinamos empresas de polimento.

Belbetão

Betão Polido

A última inovação em pavimentos contínuos.
Quando há 25 anos a empresa Wal-Mart decidiu que o pavimento de betão polido era uma escolha inteligente para as áreas de venda de grandes dimensões, o mundo acordou para esta tecnologia. Hoje, por lei, vários estados dos EUA exigem que espaços públicos como escolas, museus, estações, etc. tenham pavimentos exclusivamente em betão polido. Isto, porque nenhuma superfície se torna mais económica a longo prazo. A história de sucesso desta tecnologia em Portugal, visível na galeria, é prova deste facto.

Belbetão

Clientes Reconhecidos

O passado garante o nosso futuro.
Depois do primeiro passo no IKEA Alfragide, já trabalhámos em todos os IKEAs do país. Sempre a polir pavimentos de betão.
Em 2012 entrámos na loja DECATHLON em Coimbra - ainda a arrancar alcatifa verde - para polir o pavimento … hoje, betão polido é o pavimento de escolha em todos as lojas DECATHLON do país. Sendo a nossa última contribuição a DECATHLON Sintra em 2020.
O LEROYMERLIN ficou curioso em 2016. Começámos pela loja em Loulé em 2017 … hoje, o linóleo do LEROYMERLIN está ultrapassado e o betão polido é a escolha do futuro. A loja no Funchal está em obra de momento … estando a ser polida pela BELBETÃO.
A cadeia de restaurantes PLATEFORM ganhou curiosidade e começou a experiencia com um Wok2Walk no Porto em 2018 … Coyo Taco seguiu, Honest Greens continuou, e por aí fora.

previous arrow
next arrow
Slider

BETÃO POLIDO

BENEFÍCIOS

Betão polido é uma das últimas grandes inovações tecnológicas na área de pavimentos.

O seu carácter económico, resistente, higiénico e os seus benefícios ecológicos e sustentáveis são algumas das razões por que ter um pavimento BELBETÃO se tornou tão popular.

Económico

O polimento BELBETÃO é executado uma única vez, sem perdas de tempo com esperas de secagem. A ausência de uma superfície de revestimento reduz os custos associados à instalação. E o resultado é uma superfície mais suave com menores custos de limpeza e com o beneficio adicional de exigências de energia de iluminação reduzida, devido a maior refletividade da luz pela superfície.

Resistente

O processo do polimento mecânico com ferramentas diamantadas e o efeito do densificador químico contribuem para o fechamento do poro do betão, que se torna até 40% mais resistente a abrasão e até 20% mais resistente ao impacto que betão industrial habitual. Assim fica resistente às marcas de pneus dos empilhadores e doutro trafego, e facilita a manutenção regular.

Ecológico

A origem da sustentabilidade do betão polido é a utilização económica dos recursos e meios. A durabilidade, performance e manutenção reduzida de BELBETÃO, resulta numa poupança significativa de energia, materiais e desperdícios.

APLICAÇÕES

SECTORES EMPRESARIAIS

Por vários motivos, betão polido tornou-se o “pavimento do seculo 21” – o mais moderno, o mais pratico, o mais económico o mais ecológico …

Mas como qualquer decisão numa obra, também a escolha do pavimento depende caso a caso em vários factores específicos da obra.

Seguem aqui exemplos, todos executados por BELBETÃO nos últimos dez anos, para despertar a própria criatividade.

Industrial / Fabril

Razões que tornam o betão polido indiscutivelmente a melhor escolha para um ambiente Industrial/Fabril:
  • Elevada resistência e durabilidade ao desgaste, próprio deste tipo de espaços;
  • A fácil e económica manutenção de um pavimento BELBETÃO diminui o uso de produtos químicos de limpeza;
  • Fácil instalação, com utilização imediata após polimento;
  • Resistência às marcas dos pneus dos carros e das empilhadoras;
  • Facilidade na limpeza de poeiras e detritos;
  • Pavimento contínuo, mais higiénico, sem as tradicionais juntas
  • O brilho do pavimento aumenta a luminosidade dentro das instalações;

O equilíbrio entre funcionalidade e vantagens económicas distinguem o betão polido de outros pavimentos.

Distribuição / Comércio

Vantagens em utilizar betão polido em áreas comerciais, escritórios, restaurantes,
escolas, museus:
  • A fácil e económica manutenção de um pavimento de betão polido, diminui o uso de produtos químicos de limpeza;
  • Os proprietários das lojas não necessitam de fechar os seus recintos para a obras de remodelação, enquanto se dá o processo de polimento. Este processo constituí assim, um ganho económico muito significativo para o cliente de betão polido;
  • Elevada resistência ao desgaste, característico deste tipo de espaços. Pavimento contínuo, logo mais higiénico, sem as tradicionais juntas inerentes a outros pavimentos.
  • Economia no revestimento de grandes superfícies;
  • Capacidade de colocação de sistemas de radiação de calor num pavimento em betão polido, mediante um projeto prévio para a laje de betão;

O brilho e a aparência contínua do betão polido não o tornam escorregadio, bem pelo contrário – este acabamento tende a ser menos escorregadio do que o linóleo encerado ou o mármore polido, cumprindo a legislação em vigor nesta matéria.

As propriedades reflexivas de um piso em betão polido aumentam significativamente a
iluminação das instalações reduzindo a fatura energética bem como um acréscimo de
produtividade no local de trabalho.

Arquitetura / Design

Benéficos ao escolher uma superfície BELBETÃO:
  • Grande variedade plástica e decorativa indo ao encontro de projetos criativos que ultrapassam a cor cinza, característica do betão portland;
  • Modernidade na capacidade de utilização eficaz e duradoura do betão à vista;
  • Um pavimento contínuo é mais aliciante plasticamente e higienicamente. Um cliente BELBETÃO pode libertar-se das tradicionais juntas inerentes a outros pavimentos;
  • A fácil e económica manutenção, diminui o uso de produtos químicos de limpeza;
  • A capacidade de refletir a iluminação superior e a manutenção da temperatura interior reduz a fatura de energia;
A plasticidade deste tipo de acabamento aumenta com a adição de pigmentos e fragmentos. A introdução destes conferem um aspeto muito sofisticado ao pavimento,
levando mesmo, algumas pessoas a confundi-lo com o terrazzo. No entanto, assemelhanças ficam apenas por aí – um pavimento em betão polido é bem mais
económico e ao contrário do terrazzo, pode ser aplicado em qualquer situação do quotidiano.
 
Outro grande benefício do betão polido é a inexistência de eflorescências no pavimento, resultantes da passagem da humidade através da laje. A facilidade na limpeza das
poeiras também torna o ambiente mais higiénico.

FASES DE INTERVENÇÃO

Dependendo da obra em questão distinguimos três caminhos distintos para chegar ao pavimento final:

– Betão virgem, novo, pavimento original; Betão velho, renovação; Remoção de revestimento antigo, conversão

Belbetão de raiz,
Betão novo

As lajes novas propiciam um acabamento mais económico pois, envolvem menos etapas
no processo de polimento.
 
A superfície é geralmente mais plana e fornece uma aparência de polimento mais
uniforme. Antes de ser polida uma laje de betão nova e vantajoso ter curado pelo
menos, 28 dias para garantir uma robustez adequada.
 
Aquando uma betonagem correta, a laje resultante é lisa e exige menos preparação do
que uma laje já existente. Numa betonagem deficiente, a ação mecânica das ferramentas
diamantadas, ao homogeneizar o piso irregular, poderão expor parcialmente alguns
inertes de maiores dimensões.
 
Como esta tecnologia é ainda recente no mercado nacional é necessário acautelar os
profissionais responsáveis pela betonagem da laje para sua exposição, enquanto
pavimento final. Evitam-se desta forma, alguns desmazelos no acabamento da laje, que
numa situação normal seriam cobertos com pavimento adicional.
 
Todos os erros e desleixos da betonagem serão visíveis aquando o polimento,
nomeadamente:
  • pegadas no betão fresco;
  • marcas inerentes a réguas, ferramentas, carrinhos, entre outras;
  • marcas deixadas por beatas de cigarros,
  • peças de madeira;

Renovação,
Betão antigo

Uma das maiores vantagens no polimento do betão é que grande parte dos pavimentos já existentes quando polidos, apresentam custos de remodelação muito inferiores, às alternativas mais comuns de recobrimento da laje, refletindo uma economia de custos bastante significativa para o cliente.
 
Como estas lajes não foram concebidas primeiramente para serem polidas, muitas poderão apresentar algumas condicionantes, como secções de tons diferentes e fissuras que influenciarão o aspeto do polimento final. Dependendo das fissuras, estas poderão ser preenchidas ficando minimamente impercetíveis.
 
A primeira abordagem a uma laje já existente consiste na sua limpeza para a remoção de detritos, óleos, gorduras, entre outros.
 
Dependendo da condição do betão existente, os custos podem ser alterados pela necessidade de passos adicionais de polimento ou para correção e reparo de secções brutas e/ou deterioradas.

Conversão,
Remoção de revestimento

Os custos de manutenção, a durabilidade e rejuvenescendo de forma rápida e eficaz de espaços fabris, ou comerciais fazem do pavimento em betão polido a opção mais rentável em relação à maior parte dos pisos existentes como, o mosaico hidráulico, vinil ou soalho, entre outros.
  • Custo anual/m2 de detergente de limpeza?
  • Custo anual/m2 de cera ou abrilhantador?
  • Custo anual/m2 de substituição das peças danificadas?
Grupos internacionais da distribuição como IKEA, DECATHLON, LEROY MERLIN, MAXMAT … já são clientes BELBETÃO
… a indústria esta a seguir com ARNEG, HANON … a AUTOEUROPA ainda esta a refletir
… e você?

OS NOSSOS TRABALHOS

BELBETÃO orgulha-se de ter servido os seus clientes com mais de 100.000 m2 de betão polido de alta qualidade.

Os Nossos Clientes

mobile

tablet

Scroll to Top